terça-feira, 17 de janeiro de 2012

No dia 25 de março de 2012 o PCdoB comemora 90 anos
O Partido Comunista do Brasil – PCdoB, a mais antiga agremiação partidária do país completa 90 anos. Neste ano, nós temos amplas possibilidades de mostrar ao povo brasileiro qual o verdadeiro caráter do PCdoB, qual foi a contribuição histórica que o nosso Partido deu para o desenvolvimento do nosso país, para o aprofundamento da democracia, para a defesa da sua soberania, para a educação política do povo e para a afirmação de uma corrente que luta pelo socialismo no Brasil. Queremos afirmar o caráter do Partido como organização política representativa dos anseios da classe trabalhadora brasileira e que luta pelo aprofundamento da democracia, pela soberania nacional, pelos direitos das massas e pelo socialismo.
O PCdoB é um Partido político, que luta pelo poder em um ambiente de uma frente política ampla em quer existem outros partidos de esquerda, que também estão lutando pelo poder. Uma força política não pode chegar ao poder se não crescer, se não se ligar às amplas massas do povo, principalmente as massas trabalhadoras, se não tiver força eleitoral, se não tiver força de massas. Não haverá de fato uma democracia neste país se o PCdoB estiver isolado, estiver apequenado, estiver na clandestinidade, estiver fora da luta política, da luta de massas.
Evidentemente o crescimento do Partido traz consigo também fenômenos negativos, porque à medida que afluem ao Partido pessoas que ainda não têm uma formação comunista adequada, que sequer têm experiência comprovada na luta política e carregam uma carga de problemas ideológicos e de debilidades políticas, o funcionamento do partido torna-se mais difícil e complexo.

Nós pensamos que o antídoto que a direção do Partido deve adotar nesse sentido é o enfrentamento dos problemas do crescimento com a difusão das ideias revolucionárias, ampliando o trabalho de educação comunista das nossas fileiras através de cursos. Também poderá ampliar a inserção do PCdoB nas grandes lutas do povo.
            A eleição municipal reveste-se de grande importância, sem dúvida. Primeiro porque definirá os novos prefeitos e prefeitas que terão diante de si o imenso desafio de enfrentar a crise da civilização urbana, sobretudo nos grandes centros. São também importantes porque preparam, em certa medida, o terreno para o grande embate das eleições gerais de 2014. Assim, tanto para o PCdoB quanto para as demais forças progressistas, este é um importante estágio para a acumulação de forças políticas.

         Além disso, o embate eleitoral requer claras definições programáticas, o que só poderá ser feito com quadros esclarecidos e com uma militância organizada e mobilizada. O papel da militância é importante para elevar o nível de consciência política do povo e mobilizar o voto consciente e da grande maioria do eleitorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário